Comitês

A Rede Inova SP teve seu embrião a partir do projeto Pró-NIT, financiado pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), em 2009, e foi formalizada em 2013, quando as primeiras atividades em rede tiveram início com apenas sete instituições. Sua principal função é promover as melhores práticas de transferência de tecnologias e de formatação de projetos de inovação entre seus membros, apoiando a estruturação dos NIT para trabalhar em parceria com empresas em projetos inovadores, por meio da capacitação e da cooperação entre as entidades.

Em janeiro de 2018, após o término do financiamento, a Rede Inova SP criou uma estrutura colaborativa e voluntaria de “Comitês Estratégicos”. Com o objetivo de mantê-la ativa e conectada, os membros desses NIT participam de reuniões virtuais ou presenciais mensais para discutir e coordenar as ações e atividades, como as discussões entorno do Marco Legal de Inovação, capacitação de profissionais e difusão de conceitos relacionados a temas de transferência de tecnologias, propriedade intelectual e empreendedorismo, além da realização de rodada de negócio com empresas. Fomentando, assim, o ecossistema de inovação e empreendedorismo, contando com a participação de 37 ICTs das mais renomadas instituições e universidades do Estado de São Paulo.

Atualmente, estão estruturados seis Comitês Estratégicos constituídos por profissionais das agências de inovação das universidades e institutos membros da Rede Inova SP, que demonstraram interesse ou foram indicados por seus diretores para trocar experiências e boas práticas, debater temas estratégicos, promover ações e colaborar com a capacitação de seus membros.  São eles:

Comitê de Gestores

Criado em 2013 e coordenado pelo Prof. Newton Frateschi (Unicamp) e por Ricardo Magnani do IPT. Tem como foco discutir as diretrizes estratégicas da Rede, tais como plano anual de atividades, aprovação de novos membros, escolha de coordenadores, formalização, fomento e futuro da Rede Inova SP.

newton

Coordenador

Prof. Newton Frateschi

Diretor Executivo da Agência de Inovação Inova Unicamp

Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781137D6

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/newton-frateschi-24234922/?ppe=1

Leia a Biografia

O Professor Newton C. Frateschi é o diretor-executivo da Agência de Inovação Inova Unicamp. Ele foi diretor do Instituto de Física “Gleb Wataghin” (IFGW) da Universidade Estadual de Campinas de 2014 a 2017 e vice-diretor do mesmo instituto de 2010 a 2014. Frateschi também foi o diretor do Centro para Componentes Semicondutores e Nanotecnologias da Unicamp de 2005 a 2010. De 2001 a 2003, Frateschi atuou como projetista sênior em optoeletrônica no grupo avançado de tecnologia para dispositivos fotônicos da T-Networks Inc., na   Pennsylvania, Estados Unidos. Ele é mestre e PhD em Engenharia Eletrônica pela University of Southern California e bacharel e mestre em Física pelo IFGW Unicamp. Frateschi também é pesquisador do CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, liderando o Laboratório de Pesquisas em Dispositivos (LPD) do IFGW. É autor e coautor de mais de 100 artigos científicos e de várias patentes internacionais, principalmente nas áreas de optoeletrônica e fotônica.

ricardo
Leia a Biografia

Gerente de Inovação no Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT), responsável pela Coordenadoria de Desenvolvimento de Negócios (CDN), onde atua na promoção de inovação e desenvolvimento de ecossistemas de inovação. É mestre em ciência e engenharia de materiais, engenheiro de materiais com 20 anos de experiência em inovação tecnológica, pesquisa e desenvolvimento junto a Universidade, Indústria e Centros de C&T. Trabalhou com a implementação de projetos para o desenvolvimento de instrumentos de fomento e  políticas públicas para o estímulo a inovação tecnológica no Brasil. Promoveu grupos temáticos e eventos técnicos de colaboração e gestão da inovação gerando publicações como o primeiro guia prático de interação ICT-Empresas e o Estudo da Média Empresa Inovadora . Trabalhou com a implementação de ferramentas de gestão da Inovação, no desenvolvimento de projetos em parceria ICT-Empresas, atuou em  projetos em PD&I visando a melhoria de produtos e processos nos mais diversos setores da cadeia produtiva e na elaboração e execução de projetos de pesquisa para obtenção de recursos financeiros junto a órgãos de fomento Estaduais (CEPID-FAPESP) e Federais (FINEP e CNPq). É um entusiasta da inovação tecnológica e promotor de parcerias entre empresas e empresas e ICTs para alavancar a inovação.

Comitê de Boas Práticas Jurídicas

Fundado em 2016 e coordenado por Nereide de Oliveira do IPT e Alberto Valiante do Cemaden. Visa debater temas como o novo marco legal, boas práticas jurídicas e políticas de inovação, dentre outros, por meio de seminários, workshops e guias.

nereide

Coordenadora

Nereide de Oliveira

IPT

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9653995783074012

Leia a Biografia

Graduada em Direito pela Universidade Cidade de São Paulo (1999), cursando (2017) Mestrado Acadêmico pela USP em Práticas Políticas e Relações Internacionais no Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina - PROLAM . Gestora do Departamento de Contratos e Propriedade Intelectual  do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT), com experiência na área jurídica de direito comercial, com ênfase em propriedade intelectual e inovação tecnológica nos seguintes temas:: Contratos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, Comercialização, Licenciamento e Transferência de Tecnologia e Propriedade Industrial.

Comitê de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia

Criado em 2018 com o intuito de debater iniciativas de fomento aos ambientes empreendedores e impacto das mudanças do novo marco legal, por meio de cases de sucesso e troca de boas práticas. Esse comitê é coordenado pelo Bruno Mira David, do IPT.

Comitê de Gestão da Propriedade Intelectual

Instituído em 2018, e gerido por Luiz Fernando Baltazar, da Universidade Federal do ABC (UFABC), e Gisele Anne Camargo, da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA). Objetiva discutir novas formas de gestão de portfólio de PI, capacitações internas e externas em PI, entre outros.

luiz

Coordenador

Luiz Fernando Baltazar

Universidade Federal do ABC (UFABC)

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3522587586507683

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/lfbaltazar/

Leia a Biografia

Mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Graduado em Processos Gerenciais pela Universidade Anhembi Morumbi. Tem experiências acadêmicas nos cursos de Administração, Ciência e Tecnologia, Ciência e Humanidades e Direito. Tem experiências profissionais nas áreas administrativa e comercial no comércio e na indústria, além da área jurídica. Participou da elaboração e execução de projetos em PI e TT financiados pela FAPESP. Publicou trabalhos em capítulos de livros, revistas e eventos, nacionais e internacionais. Membro da Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual (API). Atua na gestão do portfólio de propriedade intelectual e de tecnologias de Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT) federal, além do planejamento e execução de atividades de transferência de tecnologia, capacitação de pesquisadores, prospecção e negociação de parcerias em P&D com empresas.

Comitê de Comunicação e Relações Institucionais

Coordenado por Vanessa Sensato (Unicamp), diretora de Relações Institucionais da Inova Unicamp e vice-coordenado por Fernanda Domiciano, analista de comunicação da da Rede NIT - APTA. Esse comitê fundado em 2018 visa mapear e analisar indicadores chaves, iniciativas de gestão de redes sociais, boas práticas em comunicação de NIT, novas parcerias institucionais e identificar oportunidades de fomento das atividades da Rede. Também é responsável pela construção e disparo da newsletter mensal e atualização do site.

vanessa
Leia a Biografia

Jornalista especializada em ciência com mestrado em Política Científica e Tecnológica pela Unicamp e doutoranda em Política Científica e Tecnológica também pela Unicamp. Atualmente é diretora de Relações Institucionais e Comunicação na Agência de Inovação Inova Unicamp. Atua nas áreas de comunicação e marketing voltado para novas tecnologias e inovação, além de firmar parcerias institucionais com a Agência. Tem experiência na formatação e gestão de projetos com parceiros nacionais e internacionais que envolvem a divulgação e colaboração nas áreas de empreendedorismo e inovação.

fernanda

Vice-Coordenadora

Fernanda Domiciano da Silva

Rede NIT - APTA

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1251408129981450

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/fernanda-domiciano-da-silva-630a21a6/

Leia a Biografia

Formada em Comunicação Social: Jornalismo pela PUC-Campinas, com especialização em Jornalismo Científico pelo Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor/Unicamp). É aluna do curso de Mestrado em Divulgação Científica e Cultural da Unicamp, desenvolvendo projeto de pesquisa sobre divulgação e comunicação científica para o meio rural. Desde 2011 é assessora de comunicação da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, que coordena os seis Institutos de Pesquisa Agropecuária do Estado de São Paulo.

Comitê de Capacitação

Criado em 2018 com o foco de manter e ampliar os cursos EAD da Rede, criar novos modelos de capacitação para empresas e empreendedores que interagem com ICTs, buscar fomento para missões de capacitações nacional ou internacional. Atualmente sob a gestão de Carlos Leite da CPS.

carlos
Leia a Biografia

Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), licenciado em Letras Português-Espanhol pelo Centro Universitário de Jales (UNIJALES), especialista em Assessoria, Gestão da Comunicação e Marketing pela Universidade de Taubaté (UNITAU) e Gestão Escolar pela Faculdade Campos Elíseos (FCE), mestre em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), com MBA em Liderança, Inovação e Gestão 3.0 pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professor de Nível Médio Técnico e Superior há 14 anos, atuando no Centro Paula Souza (CPS) desde 2010. Agente de Inovação pela Agência Inova CPS desde 2013. Tutor e docente do Programa Especial de Formação Pedagógica do CPS desde 2014. Conteudista nas áreas de Administração, Educação e Inovação para o NEAD-UNITAU, o Portal Educação, a Faculdade Campos Elíseos, a Somos Educação e a Kroton Educacional. Professor associado às startups Prof-e Educação e Kairos Co-criações. Mentor e membro apoiador da Associação de Mentores do Brasil, do Programa Células Empreendedoras (IFPE), do Acelera FIESP e da InovAtiva Brasil.

Palavra da Coordenadoria

 

Desde sua criação, a Rede Inova São Paulo se estabeleceu como um ambiente de excelência para interação, capacitação e discussão de temas relacionados aos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) do Estado de São Paulo. Os cursos oferecidos e os temas discutidos entre 2014 e 2017 abrangeram uma gama completa de tópicos sobre propriedade intelectual, negócios, empreendedorismo, gestão de inovação, marco legal, entre outros, e foram disponibilizados em diversos formatos, fomentando ainda mais a interação entre os membros da Rede. A representatividade da Rede Inova São Paulo é, sem dúvidas, única no Brasil em termos de produção científica, investimento em P&D, doutores titulados, patentes, etc. São impressionantes o engajamento e a união dos membros da Rede, bem como sua participação ativa nas atividades colaborativas.

É nesse contexto extremamente positivo que assumi a coordenação da Rede Inova SP pelos próximos dois anos, juntamente com a vice-coordenadora Flavia Motta do IPT, com o compromisso de continuar desenvolvendo as atividades da Rede, e mantendo-a ativa e sustentável.

O futuro da Rede traz muitas oportunidades, que serão capturadas em objetivos claros e estruturados em nosso plano estratégico. Um desses objetivos, em particular, é aproveitar a plataforma de oferta de tecnologias que já está no ar, e participar de rodadas de negócios visando alavancar parceiras e fomentar a transferência de tecnologia das ICTs para as empresas. Outra demanda clara, que deverá fazer parte do plano da Rede, é a manutenção do comitê de boas práticas jurídicas na relação ICT -empresa, que deverá permanecer sob a coordenação do IPT e é um exemplo bem-sucedido de debate e construção colaborativa deconhecimento e diretrizes sobre o assunto.

Teremos, também, grandes desafios. Alguns já conhecidos, outros ainda a serem identificados. E para vencê-los, além do engajamento dos membros que já vem consistentemente nutrindo a Rede, precisaremos inovar também na forma de sustenta-la, definindo estratégias de captação de recursos para que ela possa se manter. O primeiro desafio, que já está sendo endereçado, foi a criação de um grupo de trabalho focado na continuidade da Rede, que deverá entregar seu plano nos próximos meses.

A Rede vem executando um trabalho em rede excelente, colaborativo, envolvendo diversos atores, públicos e privados. Com certeza, durante os próximos anos de minha gestão, usaremos o que já foi construído e realizado até aqui como base e, partir daí, construiremos juntos um futuro para a Rede Inova São Paulo que beneficie diretamente os NITs membros na execução de seu papel dentro das ICTs e da sociedade.

Prof. Dr. Newton Cesario Frateschi

Professor Titular do Instituto de Física “Gleb Wataghin”

Diretor Executivo da Inova Unicamp

Coordenador Executivo da Rede Inova SP (Gestão 2017-2019)