Coordenadoria

Palavra da Coordenadoria

Desde sua criação, a Rede Inova São Paulo se estabeleceu como um ambiente de excelência para interação, capacitação e discussão de temas relacionados aos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) do Estado de São Paulo. Os cursos oferecidos e os temas discutidos entre 2014 e 2017 abrangeram uma gama completa de tópicos sobre propriedade intelectual, negócios, empreendedorismo, gestão de inovação, marco legal, entre outros, e foram disponibilizados em diversos formatos, fomentando ainda mais a interação entre os membros da Rede. A representatividade da Rede Inova São Paulo é, sem dúvidas, única no Brasil em termos de produção científica, investimento em P&D, doutores titulados, patentes, etc. São impressionantes o engajamento e a união dos membros da Rede, bem como sua participação ativa nas atividades colaborativas.

É nesse contexto extremamente positivo que assumi a coordenação da Rede Inova SP pelos próximos dois anos, juntamente com a vice-coordenadora Flavia Motta do IPT, com o compromisso de continuar desenvolvendo as atividades da Rede, e mantendo-a ativa e sustentável.

O futuro da Rede traz muitas oportunidades, que serão capturadas em objetivos claros e estruturados em nosso plano estratégico. Um desses objetivos, em particular, é aproveitar a plataforma de oferta de tecnologias que já está no ar, e participar de rodadas de negócios visando alavancar parceiras e fomentar a transferência de tecnologia das ICTs para as empresas. Outra demanda clara, que deverá fazer parte do plano da Rede, é a manutenção do comitê de boas práticas jurídicas na relação ICT -empresa, que deverá permanecer sob a coordenação do IPT e é um exemplo bem-sucedido de debate e construção colaborativa deconhecimento e diretrizes sobre o assunto.

Teremos, também, grandes desafios. Alguns já conhecidos, outros ainda a serem identificados. E para vencê-los, além do engajamento dos membros que já vem consistentemente nutrindo a Rede, precisaremos inovar também na forma de sustenta-la, definindo estratégias de captação de recursos para que ela possa se manter. O primeiro desafio, que já está sendo endereçado, foi a criação de um grupo de trabalho focado na continuidade da Rede, que deverá entregar seu plano nos próximos meses.

A Rede vem executando um trabalho em rede excelente, colaborativo, envolvendo diversos atores, públicos e privados. Com certeza, durante os próximos anos de minha gestão, usaremos o que já foi construído e realizado até aqui como base e, partir daí, construiremos juntos um futuro para a Rede Inova São Paulo que beneficie diretamente os NITs membros na execução de seu papel dentro das ICTs e da sociedade.

Prof. Dr. Newton Cesario Frateschi

Professor Titular do Instituto de Física “Gleb Wataghin”

Diretor Executivo – Inova Unicamp

Coordenador Executivo da Rede Inova SP (Gestão 2017-2019)

 

Conheça a Coordenadoria

Prof-Newton-Copia-270x270

Coordenador Executivo

Prof. Newton Frateschi

Diretor Executivo da Agência de Inovação Inova Unicamp

Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781137D6

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/newton-frateschi-24234922/?ppe=1

O Professor Newton C. Frateschi é o diretor-executivo da Agência de Inovação Inova Unicamp. Ele foi diretor do Instituto de Física “Gleb Wataghin” (IFGW) da Universidade Estadual de Campinas de 2014 a 2017 e vice-diretor do mesmo instituto de 2010 a 2014. Frateschi também foi o diretor do Centro para Componentes Semicondutores e Nanotecnologias da Unicamp de 2005 a 2010. De 2001 a 2003, Frateschi atuou como projetista sênior em optoeletrônica no grupo avançado de tecnologia para dispositivos fotônicos da T-Networks Inc., na Pennsylvania, Estados Unidos. Ele é mestre e PhD em Engenharia Eletrônica pela University of Southern California e bacharel e mestre em Física pelo IFGW Unicamp. Frateschi também é pesquisador do CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, liderando o Laboratório de Pesquisas em Dispositivos (LPD) do IFGW. É autor e coautor de mais de 100 artigos científicos e de várias patentes internacionais, principalmente nas áreas de optoeletrônica e fotônica.

Vice-coordenadora

Flávia Gutierrez Motta

Gerente da Coordenadoria de Planejamento e Negócios do IPT

Possui graduação em Engenharia de Produção Agroindustrial pela Universidade Federal de São Carlos (1997), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo - EESC (2000) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo - EP (2006). Atualmente trabalha no IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo, já atuou como responsável pela área de Inteligência de Mercado, foi assessora da Presidência e da Diretoria de Operações e Negócios do Instituto e atualmente é a Gerente da Coordenadoria de Planejamento e Negócios, área que desempenha o papel de NIT do Instituto, sendo também responsável pela gestão da Unidade Embrapii-IPT, que já contratou mais de 20 projetos de PD&I em parceria com empresas industriais. Como pesquisadora tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase nos seguintes temas: Inovação Tecnológica, Organização Industrial, Sistemas Locais de Produção e Competitividade Empresarial.