Coordenadoria

Palavra da Coordenadoria

Desde sua criação, a Rede Inova São Paulo se estabeleceu como um ambiente de excelência para interação, capacitação e discussão de temas relacionados aos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) do Estado de São Paulo. Os cursos oferecidos e os temas discutidos entre 2014 e 2017 abrangeram uma gama completa de tópicos sobre propriedade intelectual, negócios, empreendedorismo, gestão de inovação, marco legal, entre outros, e foram disponibilizados em diversos formatos, fomentando ainda mais a interação entre os membros da Rede. A representatividade da Rede Inova São Paulo é, sem dúvidas, única no Brasil em termos de produção científica, investimento em P&D, doutores titulados, patentes, etc. São impressionantes o engajamento e a união dos membros da Rede, bem como sua participação ativa nas atividades colaborativas.

É nesse contexto extremamente positivo que assumi a coordenação da Rede Inova SP pelos próximos dois anos, juntamente com a vice-coordenadora Flavia Motta do IPT, com o compromisso de continuar desenvolvendo as atividades da Rede, e mantendo-a ativa e sustentável.

O futuro da Rede traz muitas oportunidades, que serão capturadas em objetivos claros e estruturados em nosso plano estratégico. Um desses objetivos, em particular, é aproveitar a plataforma de oferta de tecnologias que já está no ar, e participar de rodadas de negócios visando alavancar parceiras e fomentar a transferência de tecnologia das ICTs para as empresas. Outra demanda clara, que deverá fazer parte do plano da Rede, é a manutenção do comitê de boas práticas jurídicas na relação ICT -empresa, que deverá permanecer sob a coordenação do IPT e é um exemplo bem-sucedido de debate e construção colaborativa deconhecimento e diretrizes sobre o assunto.

Teremos, também, grandes desafios. Alguns já conhecidos, outros ainda a serem identificados. E para vencê-los, além do engajamento dos membros que já vem consistentemente nutrindo a Rede, precisaremos inovar também na forma de sustenta-la, definindo estratégias de captação de recursos para que ela possa se manter. O primeiro desafio, que já está sendo endereçado, foi a criação de um grupo de trabalho focado na continuidade da Rede, que deverá entregar seu plano nos próximos meses.

A Rede vem executando um trabalho em rede excelente, colaborativo, envolvendo diversos atores, públicos e privados. Com certeza, durante os próximos anos de minha gestão, usaremos o que já foi construído e realizado até aqui como base e, partir daí, construiremos juntos um futuro para a Rede Inova São Paulo que beneficie diretamente os NITs membros na execução de seu papel dentro das ICTs e da sociedade.

Prof. Dr. Newton Cesario Frateschi

Departamento de Física Aplicada

Instituto de Física “Gleb Wataghin” (IFGW)

Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Diretor Executivo da Agência de Inovação Inova Unicamp

Coordenador Executivo da Rede Inova SP (Gestão 2017-2019)

 

 

Conheça a Coordenadoria

Prof-Newton-Copia-270x270

Coordenador Executivo

Prof. Newton Frateschi

Diretor Executivo da Agência de Inovação Inova Unicamp

Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781137D6

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/newton-frateschi-24234922/?ppe=1

[vc_tta_accordion style="flat" active_section="999" collapsible_all="true"]

O Professor Newton C. Frateschi é o diretor-executivo da Agência de Inovação Inova Unicamp. Ele foi diretor do Instituto de Física “Gleb Wataghin” (IFGW) da Universidade Estadual de Campinas de 2014 a 2017 e vice-diretor do mesmo instituto de 2010 a 2014. Frateschi também foi o diretor do Centro para Componentes Semicondutores e Nanotecnologias da Unicamp de 2005 a 2010. De 2001 a 2003, Frateschi atuou como projetista sênior em optoeletrônica no grupo avançado de tecnologia para dispositivos fotônicos da T-Networks Inc., na Pennsylvania, Estados Unidos. Ele é mestre e PhD em Engenharia Eletrônica pela University of Southern California e bacharel e mestre em Física pelo IFGW Unicamp. Frateschi também é pesquisador do CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, liderando o Laboratório de Pesquisas em Dispositivos (LPD) do IFGW. É autor e coautor de mais de 100 artigos científicos e de várias patentes internacionais, principalmente nas áreas de optoeletrônica e fotônica.

[/vc_tta_accordion]

Vice-coordenadora

Flávia Gutierrez Motta

Gerente da Coordenadoria de Planejamento e Negócios do IPT

[vc_tta_accordion style="flat" active_section="999" collapsible_all="true"]

Possui graduação em Engenharia de Produção Agroindustrial pela Universidade Federal de São Carlos (1997), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo - EESC (2000) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo - EP (2006). Atualmente trabalha no IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo, já atuou como responsável pela área de Inteligência de Mercado, foi assessora da Presidência e da Diretoria de Operações e Negócios do Instituto e atualmente é a Gerente da Coordenadoria de Planejamento e Negócios, área que desempenha o papel de NIT do Instituto, sendo também responsável pela gestão da Unidade Embrapii-IPT, que já contratou mais de 20 projetos de PD&I em parceria com empresas industriais. Como pesquisadora tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase nos seguintes temas: Inovação Tecnológica, Organização Industrial, Sistemas Locais de Produção e Competitividade Empresarial.

[/vc_tta_accordion]

Gerente do Projeto

Raquel Barbosa

Bolsista pelo Projeto Inova Capacita