Bolsa de Jovem Pesquisador da FAPESP em Ciências de Dados em Saúde no IDPC

Logo do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia

Bolsa de Jovem Pesquisador da FAPESP em Ciências de Dados em Saúde no IDPC

Área de conhecimento: Ciência da Computação

Campo de atuação: Ciências de Dados Aplicadas a Cardiologia

Valor: de R$ 8.377,50 mensais e isenta de imposto de renda.

Data limite para inscrições: 15/09/2019

Localização: Av. Dr. Dante Pazzanese, 500, Vila Mariana, São Paulo

E-mail para inscrições: eap@idpc.org.br

Publicado em FAPESP- Oportunidades de Bolsas

 

O Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia (IDPC) abre inscrições para seleção de candidatos a uma Bolsa de Jovem Pesquisador (JP) da FAPESP na área de investigação de Ciência de Dados em Saúde. O JP deverá desenvolver projeto de pesquisa para ampliação da atuação do Instituto em medicina 4.0, na área de Ciência de Dados visando o estabelecimento de competência e infraestrutura para estudo de dados em pesquisa clínica e laboratorial para diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares.

A bolsa de JP terá duração inicial de 24 meses, passível de prorrogação por até mais 24 meses. Esta bolsa está vinculada ao Plano de Desenvolvimento Institucional em Pesquisa do IDPC (PDIP - processo nº 2017/50342-6) e será financiada pela FAPESP. O candidato selecionado receberá uma Bolsa Jovem Pesquisador FAPESP no valor de R$ 8.377,50 mensais e isenta de imposto de renda. Adicionalmente, após a análise da FAPESP, o projeto Jovem Pesquisador selecionado poderá receber um Auxílio JP que deverá ter duração de até 60 meses, conforme descrito em www.fapesp.br/4521.

Descrição do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia

O Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia tem por finalidade a prestação de assistência médico-hospitalar, em regime ambulatorial, de emergência e de internação na área cardiovascular, visando a promoção de saúde, a proteção contra doenças cardiovasculares e ao diagnóstico, tratamento e reabilitação da população portadora dessa patologia. Promove também a investigação e pesquisa na área cardiovascular, incluindo o desenvolvimento de novas tecnologias, equipamentos, procedimentos, práticas e drogas. Tem também como objetivo a promoção de ensino para todas as categorias que atuam na área de cardiologia e de interesse em saúde pública.

Sobre a vaga Jovem Pesquisador

O JP deverá desenvolver projeto de pesquisa para ampliação da atuação do instituto na área de Ciência de Dados visando o estabelecimento de competência e infraestrutura para estudo de dados em pesquisa clínica e laboratorial para diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares.

Para isso, é necessário o desenvolvimento de modelos em Machine Learning (ML), utilizando técnicas como regressão, classificação, redes neurais e Deep Learning; realização de pesquisas em diversas fontes de dados que são produzidos no instituto, tais como dados clínicos e laboratoriais; implementação e validação de modelos preditivos; criação de modelos estatísticos com foco em Big Data; compreensão e trabalho com processo de ETL; análise e identificação de tendências e comportamentos com o uso de estatística; acompanhamento do desempenho dos modelos de Machine Learning nas diversas áreas de pesquisa institucional; e conhecimentos em ferramentas de BI.

O JP deverá trabalhar com programação em Python, R e Matlab, banco de dados SQL (PostgreSQL, MySQL) e NoSQL (MongoDB, CouchDB).

O candidato deverá desenvolver um projeto relacionado ao tema proposto, auxiliar na orientação e co-orientação de alunos, colaborar no desenvolvimento de projetos na instituição sede, auxiliar na redação e revisão de trabalhos científicos da instituição e em ações que visem transferência de tecnologia e conhecimento.

Experiência requerida

Recomenda-se que o jovem pesquisador tenha conhecimentos sólidos em: linguagens de manipulação de dados, como SQL, Python, R, dentre outras; estatística e fundamentos de Machine Learning, Deep Learning, plataforma Hadoop, lógica fuzzy e IoT; conhecimentos em ferramentas de BI, preferencialmente no Tableau; conhecimentos em Alteryx; conhecimento de Text Analytics em banco de dados SQL (PostgreSQL, MySQL) e NoSQL (MongoDB, CouchDB); e desenvolvimento de mecanismos de controle e qualidade.

Pré-requisitos da vaga

Para a vaga é necessário que o candidato preencha os seguintes pré-requisitos:

• Possuir doutorado em Engenharias, Ciência da Computação, Estatística, Matemática aplicada ou áreas afins;
• Experiência em desenvolvimento de projeto de pesquisa no exterior em grupo de pesquisa internacionalmente competitivo (mínimo de 2 anos);
• Experiência prática comprovada nas técnicas acima descritas;
• Habilidade em trabalhar de forma independente e em colaboração com grupo de pesquisa multidisciplinar;
• Conhecimento da língua inglesa para leitura, redação científica e conversação;
• Apresentar produção científica de alto impacto na área do projeto proposto.

Inscrição

Os documentos listados a seguir deverão ser enviados eletronicamente (em um único PDF) para a comissão avaliadora, para os e-mails eap@idpc.org.br e nit@idpc.org.br, com o título “Jovem Pesquisador – Ciência de Dados em Saúde”:

a) Súmula curricular no modelo da FAPESP (máximo de 4 páginas), conforme recomendações disponíveis em http://www.fapesp.br/5266;
b) Carta de motivação evidenciando sua aderência aos pré-requisitos exigidos (máximo de 200 palavras);
c) Proposta de pesquisa relevante para o tema proposto (máximo de 300 palavras);
d) Documentos que comprovem a experiência exigida nos tópicos acima.

Qualquer dúvida ou esclarecimento sobre o edital, entrar em contato através dos e-mails citados.

A data limite para as inscrições é 15 de setembro de 2019.

Processo de seleção

O processo de seleção será dividido em duas etapas:

Primeira: processo seletivo realizado pelo IDPC. Nesta etapa serão analisados, pela comissão avaliadora, o currículo dos candidatos, com experiência comprovada nos requisitos descritos, e a proposta de pesquisa apresentada. O candidato receberá um e-mail informando se foi pré-selecionado até 30/09/2019.

Segunda: Dois candidatos pré-selecionados deverão submeter seus projetos de pesquisa completos para os e-mails eap@idpc.org.br e nit@idpc.org.br para análise da comissão avaliadora do IDPC. O projeto melhor avaliado, pela comissão, será encaminhado como Auxílio JP à FAPESP e entrará no mesmo sistema de análise das propostas recebidas em fluxo contínuo. A concessão da bolsa JP está condicionada à aprovação do Auxílio JP pela FAPESP e a decisão final será publicada em http://www.idpc.org.br.

Cabe salientar, que a aprovação do candidato no processo seletivo realizado pelo IDPC não garante a concessão do Auxílio JP pela FAPESP.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.