Notícias

25 out Lançamento apresenta as melhores práticas para gestão de Agências de Inovação

Inovação em Rede: Boas Práticas de Gestão em NITs está disponível para download gratuitamente

O projeto é fruto do projeto “Inova Capacita”, da Rede Inova SP

A Rede Inova São Paulo, grupo que reúne 37 Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) do Estado, lança o livro Inovação em Rede: Boas Práticas de Gestão em NITs, um compilado de análises sobre boas práticas e cases de sucesso das instituições que integram a Rede. A divulgação oficial foi feita durante o InovaCampinas, no dia 25 de outubro, na Expo Dom Pedro.

A obra, que nasceu a partir do Projeto Inova Capacita, tem como objetivo compartilhar experiências que possam ser replicadas por Núcleos de Inovação Tecnológica em processo de implementação pelo Brasil. O livro conta com a participação de 64 autores, que representam 14 instituições integrantes da Rede, e está dividido em cinco seções temáticas, sendo elas: Gestão de portfólio de tecnologias; Desafios para negociação e parcerias; O papel dos NITs na promoção do empreendedorismo; Indicadores de inovação para NITs; Comunicação e marketing em NITs; e Desafios de gestão em NITs.

Na primeira seção do livro, a UFSCar lidera o capítulo sobre estratégia de gestão de portfólio e critérios de abandono de patentes. Escrito em parceria com a Unifesp e a Unicamp, a Unicamp apresenta as boas práticas em gestão da Propriedade Intelectual na instituição, e a UNESP discute parcerias internacionais em P&D.

A parte número dois traz a experiência do NIT do IPT na construção de uma relação de longo prazo com parceiros da ICT e no uso da valoração de tecnologias em negociações, e a metodologia de oferta proativa utilizada pela equipe de parcerias da Unicamp.

A terceira seção apresenta as experiências da Unicamp e da USP com ambientes empreendedores (junto ao IFSP e à UFABC), difusão da cultura empreendedora (capítulo liderado pelo Centro Paula Souza e escrito em parceria com a UFABC) e o relacionamento com empresas-filhas.

Na quarta parte, a Unicamp participa com uma análise dos indicadores de inovação da Rede Inova São Paulo, e o IPT comenta como o Planejamento Anual baseado em indicadores de inovação contribui para a estratégia negocial dos NITs. Já a parte cinco traz as experiências da Unicamp, da UFSCar e da FEI na área de comunicação e marketing dos NITs, e de que forma estratégias focadas nessa área são capazes de alavancar o Núcleo de Inovação Tecnológica em outras frentes.

Encerrando o livro, a Unicamp, a APTA e o IAC discutem sinergia em rede com base em sua parceria na área do agronegócio, e os núcleos de inovação tecnológica do DCTA, do Instituto Pasteur e da Faculdade de Medicina da USP compartilham suas experiências como NITs em fase de estruturação.

A obra, que é um lançamento da editora PCN, foi idealizada por meio do Projeto Inova Capacita, financiado pela chamada 92/2013 linha 3 do CNPq, e organizada pela equipe da Rede Inova São Paulo. O livro pode ser baixado como e-book gratuitamente aqui .

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.