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29 nov Rede Inova São Paulo contribui para a consolidação de um ecossistema de Inovação Paulista

 

Rede vem desempenhando seu papel por meio de comitês compostos por especialistas em gestão de inovação das universidades e institutos de pesquisa

 

 

Com o novo marco legal de inovação no Brasil, diversas barreiras para inovação científica foram ultrapassadas e o papel dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT) nesta nova configuração será fundamental para permitir uma aproximação de empresas com as Instituições Científicas e Tecnológicas (ICTs) e, consequentemente, o desenvolvimento de negócios seguros, inovadores e disruptivos. É nesse contexto que a Rede Inova São Paulo desempenha sua principal função: promover as melhores práticas de transferência de tecnologias e de formatação de projetos de inovação entre seus membros. Para isso, desde janeiro de 2018 gestores e membros de 37 Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) participam de seis Comitês Estratégicos.

 

A Rede Inova SP teve seu embrião a partir do projeto Pró-NIT, financiado pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), em 2009, e foi formalizada em 2013, quando as primeiras atividades em rede tiveram início com apenas sete instituições. Atualmente, a Rede conta com a participação de 37 ICTs das mais renomadas instituições e universidades do Estado de São Paulo. Em 2015, a Rede teve projeto aprovado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e desde então, vem articulando esses NIT e promovendo as melhores práticas de transferência de tecnologias e de formatação de projetos de inovação. O objetivo é apoiar a estruturação dos NIT para trabalhar em parceria com empresas em projetos inovadores, por meio da capacitação e da cooperação entre as entidades.

 

Com o término do financiamento em janeiro de 2018, a Rede Inova SP criou uma estrutura colaborativa e voluntaria de “Comitês Estratégicos”. Com o objetivo de mantê-la ativa e conectada, os membros desses NIT participam de reuniões virtuais ou presenciais mensais para discutir e coordenar as ações e atividades, como as discussões entorno do Marco Legal de Inovação, capacitação de profissionais e difusão de conceitos relacionados a temas de transferência de tecnologias, propriedade intelectual e empreendedorismo, além da realização de rodada de negócio com empresas fomentando, assim, o ecossistema de inovação e empreendedorismo do Estado.

 

Atualmente, estão estruturados seis Comitês Estratégicos constituídos por profissionais das agências de inovação das universidades e institutos membros da Rede Inova SP, que demonstraram interesse ou foram indicados por seus diretores para trocar experiências e boas práticas, debater temas estratégicos, promover ações e colaborar com a capacitação de seus membros.  São eles:

 

  • Comitê de Gestores: Criado desde 2013 e coordenado pelo Prof. Newton Frateschi (Unicamp) e por Flavia Motta (IPT). Tem como foco discutir as diretrizes estratégicas da Rede, tais como plano anual de atividades, aprovação de novos membros, escolha de coordenadores, formalização, fomento e futuro da Rede Inova SP.
  • Comitê de Boas Práticas Jurídicas: Criado em abril de 2016 e coordenado desde então por Nereide de Oliveira, do IPT. Tem como foco debater temas como novo marco legal, instrumentos jurídicos e gerir um banco de clausulas da Rede, boas práticas jurídicas, políticas de inovação, entre outros, por meio de seminários, workshops e guias.
  • Comitê de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia: Criado em agosto de 2018 e coordenado pelo Bruno Mira David, do IPT. Tem como foco debater iniciativas de fomento aos ambientes empreendedores, impacto das mudanças do novo marco legal, por meio de cases de sucesso e troca de boas práticas.
  • Comitê de Gestão da Propriedade Intelectual: Criado em agosto de 2018, e coordenado Luiz Fernando Baltazar, da Universidade Federal do ABC (UFABC), e Gisele Anne Camargo, da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA). Tem como foco discutir novas formas de gestão de portfólio de PI, capacitações internas e externas em PI, entre outros.
  • Comitê de Comunicação e Relações Institucionais: Criado em agosto de 2018 e coordenado atualmente pela gerencia executiva da Rede, Raquel Moutinho Barbosa. Tem como foco mapear e analisar indicadores chaves, iniciativas de gestão de redes sociais, boas práticas em comunicação de NIT, novas parcerias institucionais e identificar oportunidades de fomento das atividades da Rede.
  • Comitê de Capacitação: Criado em agosto de 2018 e coordenado atualmente pela gerencia executiva da Rede, Raquel Moutinho Barbosa. Tem como foco identificar oportunidades de capacitação formal ou informal, manter e ampliar os cursos EAD da Rede, criar novos modelos de capacitação para empresas e empreendedores que interagem com ICTs, promover intercâmbio de profissionais e de conhecimento em gestão de inovação nas agências, buscar fomento para missões de capacitações nacional ou internacional (benchmarking), estruturar o levantamento das competências das ICTs para parceria com as empresas (plataforma com informações de tecnologia, RH, laboratórios e serviços).

 

Para participar dos comitês ou indicar algum membro do NIT deve ser enviado uma solicitação para contato@inovasaopaulo.org.br.

Site: http://inovasaopaulo.org.br/

Facebook: @redeinovasaopaulo

e-mail: contato@inovasaopaulo.org.br

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