Workshop reúne especialistas em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologias

Workshop reúne especialistas em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologias

Fonte: Agência de Inovação Inova Unicamp

Texto: Marina Nania

Foto: Vanessa Fujihira

A Agência de Inovação Inova Unicamp em parceria com a Organização Mundial de Propriedade Intelectual (WIPO) e o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) reuniram em Campinas cerca de sessenta especialistas da área de propriedade intelectual e transferência de tecnologias para o Workshop de Acordos de Desenvolvimento de Tecnologia. O curso teve três dias de duração e aconteceu no Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica da Unicamp.

O curso teve foco nos tipos de contratos existentes para o estabelecimento de parcerias universidade-empresa e outros parceiros. Duas palestrantes internacionais, convidadas pela WIPO, trouxeram a perspectiva dos contratos firmados entre grandes e pequenas empresas de tecnologias com universidades norte-americanas. Emma Maconick, do escritório de advocacia King and Spalding LLP, localizado em Palo Alto, Califórnia, abordou sua experiência atendendo empresas no estabelecimento de contratos de pesquisa e desenvolvimento (P&D) com universidades americanas. Já Cynthia Cannady, fundadora da Intellectual Property for Sustainable Energy Ventures (IPSEVA), de Los Angeles, Califórnia, falou sobre transferência de tecnologias, com destaque para contratos de licenciamento.

Para a diretora de Propriedade Intelectual da Inova, Patrícia Leal Gestic, a parceria com a WIPO e o INPI é importante na medida em que proporciona estender as oportunidades de levar capacitação para empresas e instituições da região. “A Inova tem tradição na oferta de cursos e capacitações na área e estamos planejando o calendário do próximo ano. Vamos ter novos cursos de formação”, explica a diretora.

Além das três organizações organizadoras, o evento foi patrocinado pelos escritórios de Siqueira Castro e Clarke, Modet & Co.

 

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.